Aplicar o Feng Shui só pode ser feito adequadamente depois de se conhecer o mapa energetico da construção. Mas como é que isso se faz? Considerando a orientação do imóvel e a época da construção. Certo? Certo. Mas vamos com calma. A maior parte da literatura sobre o tema fala da orientação do imóvel considerando os graus magnéticos a partir da porta de entrada e da época de construção como aquela em que se coloca o telhado, isto é se finaliza a construção.
No entanto, para o iniciados ou inexperientes estas duas premissas podem levar a erros tremendos. Se uma boa maior parte das construções não oferece grandes problemas porque é uma construção recente e a porta de entrada está virada diretamente para a rua, existem muitas situações onde as coisas não são bem assim
Por exemplo, numa casa construida originalmente em 1919 e sucessivamente ampliada para os lados e para cima em 1946, 1989 e 2015, em que a porta principal foi mudando da fachada sudeste para a noroeste?
Ou um condominio de apartamentos constituido por diversos blocos A, B, C, D e E com duas grandes entradas principais viradas para duas estradas diferentes organizado forma de C em torno de um complexo de piscinas e onde aos apartamentos apenas se tem acesso por entradas individuais do lado das traseiras?
Ou uma casa recente erguida sobre ruínas com mais 80 anos?
Como fazer? É nestes casos que aquelas premissas simplistas não funcionam porque são redutoras das linhas orientadoras do verdadeiro Feng Shui.
Primeiro a orientação da casa deve considerar não a porta de entrada principal mas o assentamento da construção. O que quer isto dizer? Quer dizer que se deve olhar e ver com olhos de ver como a construção se senta no meio envolvente. Devem procurar-se as "costas" da construção sem se deixar influenciar pela posição da porta principal. Ou seja o que determina a orientação são as traseiras da casa. Depois de encontrados graus magnéticos das traseiras pode determinar-se a sua orientação e a "fachada principal". E essa fachada pode não conter a entrada principal. Pode de facto acontecer.
Confuso? Não. É até bastante simples. Pense em si mesmo sentado numa cadeira ou reclinado num sofá. Onde estão as suas costas? Numa unica direção. Para onde olham os seus olhos? Para onde você quiser. Pode olhar em frente, para o lado e para cima, é só voltar a cabeça.
Outra questão é determinar a época de construção. No caso de renovações mais ou menos profundas, que envolvam retirar o telhado antigo e colocar um novo as obras feitas vão alterar as energias da construção? Se assim fosse poderiamos sempre que quisessemos mudar as energias de uma construção de acordo com a nossa conveniência e transformar uma habitação que nos era desfavorável numa altamente auspiciosa. Certo? Não. Errado. As energias da época de construção prevalecem. Mas com determinar a época de construção? Será quando a casa nasce. Quando respira pela primeira vez. Quando se ergue pela primeira vez. Quando se estabelecem os alicerces. E afinal não, não é quando se põe o telhado.
O Feng Shui não é simples. É muito simples. E é essa simplicidade que faz a sua complexidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário