quinta-feira, 9 de março de 2017

feng shui clássico

Recupero aqui um artigo muito sentido sobre o meu interesse pelo feng shui. Recordei-o hoje por uma circunstância engraçada. 
Num dos wokshops que frequentei (e numa instituição com créditos que ainda dá formação na área do Feng Shui) foi-me recomendado (entre outras coisas mirabolantes) que colocasse na casa de banho um seixo branco com uma fita vermelha de preferencia escondido no autoclismo para "evitar que as boas energias saissem" (a justificação era que as casas de banho, com os "ralos" de drenagem de água, drenavam também as energias, o "chi" benéfico). No desespero a pessoa acredita em tudo! Devo ter achado que experimentar não fazia mal e hoje encontrei um desses seixos (já com a fita cor de laranja, pois ali ficou esquecido). Aproveitei para correr todas as casas de banho e tirei de lá todos os seixos para não passar mais vergonhas.

Na imagem um "sapo do dinheiro". Um de muitos artigos comercializados como estando associado ao Feng Shui. Da loja on-line, de onde retirei a imagem, está a indicação: "O Sapo do Dinheiro é extremamente auspicioso, proporciona ganhos monetários e riqueza a quem o possui. Sendo dourado, representa ouro! A melhor posição para colocar o Sapo do Dinheiro será na diagonal em relação à porta da entrada, debaixo de uma mesa. Pode ser utilizado nos cantos da sua casa, do seu escritório, perto da sua máquina registadora, sempre dentro do seu negócio. O Sapo do Dinheiro está sentado em cima das moedas da fortuna e trás com ele uma moeda na boca. Sendo dourado, representa o Ouro!"

Infelizmente este tipo de afirmações contribui para descredibilizar o verdadeiro Feng Shui associando-o a práticas isotéricas e à superstição. O verdadeiro Feng Shui não está associado a nenhum tipo de objeto, a nenhuma parafernália de objectos especifica ou caracteristica. O Feng Shui clássico utiliza cores, formas e materiais absoltutamente normais, que já usamos nas nossas casas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário